Dor Nas Costas2

O que é verdade sobre a dor nas costas?

A presença de dores intensas e constantes não é normal, independentemente da parte do corpo em que se manifestam: nas costas, é preciso ter ainda mais atenção, pois as dores nessa região sinalizam que há algo errado com o corpo. Por isso, recomendamos a consulta com um especialista na área. Explicamos 5 mitos e verdades em relação ao problema, confira!

1. Estar acima do peso causa maior propensão às dores nas costas

VERDADE. São extremamente comuns em pessoas fora de forma, porque o excesso de peso comprime a coluna e aperta os discos invertebrais, tornando-os dispostos à degeneração e herniação. Quem tem uma barriga maior acaba forçando a curvatura natural da coluna lombar, o que causa alteração na postura e favorece a hiperlordose. Contudo, indivíduos muito magros, que sofrem de anorexia, também podem apresentar o problema, já que estão com poucos nutrientes e perdem massa óssea. 

2. As dores se acentuam com a idade

MITO. O Jornal Chiropractic Manual Therapy concluiu que a dor nas costas é frequente em todas as idades e que não se agrava conforme se envelhece.

3. O estresse pode desencadear o problema

VERDADE. Nestes casos, as dores costumam se estender até o pescoço: os hormônios do estresse formam uma tensão muscular e, assim, os músculos podem chegar ao ponto de causar espasmos dolorosos pelo corpo.

4. Dormir em colchões duros ou moles faz diferença para a coluna

VERDADE. Colchões muito duros ou fofos demais prejudicam a coluna e a postura. O recomendado é ter um colchão que seja adequado à altura e ao peso do indivíduo.

5. Exercícios físicos podem lesionar e ocasionar dores na coluna

MITO. Se ocorrer dor nas costas após uma atividade física, provavelmente o erro está na execução do exercício. O auxílio de um profissional é essencial para que as atividades sejam praticadas de forma correta, respeitando as limitações de cada um. A prática adequada pode, inclusive, tratar a dor crônica, promovendo uma significativa melhora na qualidade de vida.

 

Fale Conosco